CANADÁ
QUAIS OS TIPOS DE VISTO?
Veja a lista de vistos mais comuns:
Visto de turismo (V-1)
Este é um dos tipos de visto canadense mais procurados por brasileiros. Ele é requerido por quem vai apenas conhecer o Canadá sem pretensão de ficar por muito tempo. Ele também pode ser solicitado por pessoas que farão cursos não acadêmicos de até 24 semanas no país, que participarão de reuniões com empresas ou congressos e outros eventos até que o visto vença.
Visto de estudante com duração de até 24 semanas (SX-1)
Quem pretende realizar cursos acadêmicos no Canadá com duração de até 24 semanas, como um de idiomas, deverá solicitar este visto. Além da documentação exigida para um visto de turismo, o consulado também solicita uma carta de aceitação escolar, que precisar ser anexada junto aos outros documentos. Qualquer pessoa que possui um visto de residência temporária, incluindo este e o de turismo, não pode trabalhar no país. Isso só é permitido em casos de cursos de graduação e pós-graduação. Se um aluno de idiomas quiser continuar no Canadá por conta de um curso superior, faz-se necessário solicitar uma permissão de estudos. Entretanto, isso não é recomendado tendo em vista o grande número de recusas. Então, qualquer solicitação desse gênero deverá ser feita fora do território canadense.
Visto de negócios (B-1)
Este é o visto que deve ser solicitado quando um viajante objetiva visitar empresas, participar de eventos ou conferências, atuar como representante de vendas com data específica para voltar ao seu país de origem. O solicitante do visto de negócios precisa apresentar um comprovante em nome de alguma empresa que tenha negócios no país ou que contrate produtos ou serviços de empresas canadenses. Isso é necessário para atestar que a intenção não é a de procurar um emprego no Canadá. Após estar com o visto em mãos, o requerente poderá entrar e sair do país quantas vezes quiser até que o visto vença.
Visto de Trânsito (VH-1)
Se um viajante comprar uma passagem aérea que tenha uma conexão ou escala no Canadá, será necessário solicitar um visto de trânsito. Ele permite que o viajante permaneça no Canadá por até 48 horas. Quem possuir esse tipo de visto canadense poderá transitar pelo país durante esse período de tempo sem problemas. Como o objetivo deste visto é possibilitar a conexão de algum voo, é imprescindível a apresentação de informações detalhadas do itinerário de toda a viagem. Em relação a cruzeiros que passam pelo Canadá, o visto a ser solicitado é o de turismo.