ISRAEL IIR BRASIL
ROTEIRO: 31/10 a 10/11 de 2023
Caravana Igreja IIR Brasil
DIA 1 – 31/10 Terça – BRASÍLIA / MADRID
Embarque em Brasília as 06:15, conexão em Guarulhos para Madri, embarque as 15:05.
DIA 2 – 1º/11 Quarta –MADRID / TEL AVIV
Chegamos no aeroporto de Madrid às 5h15, conexão para Tel Aviv 8h45, chegamos em Tel Aviv 14h20. Traslado para o hotel Herods Tel Aviv ou similar. Restante do dia livre. Jantar incluído. Veja dicas de o que fazer em Tel Aviv.
DIA 3 – 2/11 Quinta – TEL AVIV / TIBERÍADES
Após café da manhã, um pequeno tour por Jaffa, a Jope da Bíblia, que fala de Jonas, da chegada das madeiras do Líbano para construção do templo de Salomão, de Pedro na casa de Simão o curtidor (Atos 9.43).
Seguiremos para a Cesárea de Herodes, onde visitaremos a Entrada da Fortaleza Cruzada, a Fortaleza, o Porto, o Palácio do Governador, o Banheiro Romano, o Hipódromo, o Teatro Romano e a pedra com o nome de Pôncio Pilatus.
Depois rumamos para o Monte Carmelo (Haifa), Monastério de Muhraka, onde Elias, o Profeta, teve seu grande confronto com os falsos profetas de Baal. Deste Monte veremos o Megido (Armagedon) e o Vale de Jezreel, onde parte da última batalha será travada no retorno de Cristo e onde escavações arqueológicas revelam cerca de 20 camadas de civilização, incluindo fortificações do rei Salomão e o túnel de água do rei Acabe. Em tempo oportuno, parada para almoço.
Check in no nosso hotel, em Safed, onde pousaremos duas noites. Jantar incluído.
DIA 4 – 3/11 Sexta – MAR DA GALILEIA / BEM AVENTURANÇA / CAFARNAUM
Começamos o dia pelo Monte das Bem aventuranças, local do Sermão da Montanha, o mais belo, longo e famoso sermão de Jesus.
Depois vamos para a Galileia, região na qual Jesus exerceu cerca de 70% do seu ministério. Estamos literalmente seguindo os passos de Jesus. Faremos um passeio memorável, de barco, no Mar da Galileia, em uma réplica do barco de madeira usado nos dias de Jesus.
Prosseguimos para Cafarnaum, onde Jesus estabeleceu sua base de ministério e pregou com frequência na antiga sinagoga, que visitaremos.
Terminaremos o dia no topo do Mnte Arbel, o lugar, segundo diversos historiadores, onde Cristo proclamou a Grande Comissão. O Monte possui encostas íngremes que oferecem vistas magníficas do Mar da Galileia e até das Colinas de Golan e Monte Hermon. Designada Parque Nacional, a montanha possui belas observações, arqueologia e história bíblica. Cavadas nas encostas do Monte estão cavernas que eram os esconderijos dos judeus que lutaram contra gregos e romanos. Estes foram estendidos no século XVII pelos drusos, mas as cavernas originais estão documentadas desde o período do Segundo Templo. Josefus escreve sobre a conquista romana de alguns dos últimos rebeldes hasmonianos que residiam nas falésias do Monte. Depois seguimos para o nosso hotel. Jantar incluído.
DIA 5 – 4/11 Sábado – SAFED / CESAREIA DE FILIPE / YARDENITE / JERUSALÉM
Após o café seguiremos para o norte, para a Cesárea de Filipe, reunião com todas as igrejas.
A antiga cidade de Cesaréia de Filipe, foi uma próspera cidade Greco-Romana, próxima de uma das principais fontes que alimentam o Rio Jordão. Fica a cerca de 48 km do Mar da Galileia, no sopé do Monte Hermon. Jeroboão estabeleceu perto daqui seu ídolo, o bezerro de ouro para que as tribos do norte não precisassem ir a Jerusalém para adorar Elohim. A adoração ao deus Baal também teve lugar nesta região, durante o período dos Reis de Israel.
No período sob domínio grego, tornou-se um local de adoração ao deus da fertilidade Pan, um deus metade homem e metade bode. O nome da cidade era Panias, depois passou a ser conhecida como Banias. Filipe, filho do Rei Herodes, mudou o nome da cidade para Cesárea, em homenagem ao imperador de Roma. Herodes construiu 5 templos pagãos no sopé do Monte Hermon, onde podemos observar suas ruínas: deus César Augusto, Pan, Zeus, Túmulo inferior e superior de Dança dos Bodes. Era considerada a “Porta do Inferno”. Nesses templos, crianças eram sacrificadas e homens acasalavam-se com cabras, em busca de fertilidade para seus animais e plantações.
Nesse contexto, JESUS fez a pergunta: “Quem, dizem as pessoas, que é o Filho do Homem?” E a famosa resposta de Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo…”. Mt. 16.13-16.
Seguimos para Yardenit, Rio Jordão, com possibilidade de realizar batismos.
E partimos para a entrada triunfal em Jerusalém, a partir do Monte Scopus, como os peregrinos faziam desde os tempos antigos. O salmista dizia “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa o Senhor! Nossos pés já se encontram dentro das tuas portas, ó Jerusalém!” Salmo 122: 1-2. Check in no hotel Inbal ou similar, 5 noites. Jantar no hotel incluído.
DIA 6 – 5/11 Domingo – JERUSALÉM / MAR MORTO / MUSEUS / JERUSALÉM
Após o café da manhã, partimos para o Mar Morto para o clássico banho, boiando no mar mais salgado do mundo. O Mar Morto está a cerca de 400 m abaixo do nível do mar e é o ponto mais baixo do planeta Terra. Ficaremos num kibutz com entrada privativa e estrutura para banhos de lama, de mar, de chuveiro, lanches, etc.
Depois seguimos para Qumran. Há muitas cavernas nessa área. Aqui houve as mais importantes descobertas arqueológicas da história da Bíblia, a partir de 1947, os famosos Manuscritos do Mar Morto. E viveu uma comunidade religiosa conhecida como Essênios.
Finalizamos com a visita ao Túnel do Muro das Lamentações. O Muro das Lamentações se estende ao longo de quase meio quilômetro, mas, hoje, a parte visível na Praça do Muro é de apenas 70 metros. O passeio pelos túneis do Muro permite que os visitantes alcancem os segmentos ocultos e toquem as pedras originais que contam a história da nação judaica. Os visitantes dos túneis caminham por espaços subterrâneos antigos e fascinantes com descobertas arqueológicas requintadas, como grandes arcos de pedra, poços de água, um antigo aqueduto de água que termina na piscina Strouthion e muito mais. A maior rocha desse túnel mede 12m de comprimento x 3,7m de largura x 4m de profundidade e pesa cerca de 600 toneladas. Curioso saber que não existe equipamento capaz de levantá-la, nos dias atuais.
A nova rota – Em 2022 foi inaugurada uma nova rota, única e fascinante no subsolo abaixo da enorme ponte que levava ao Templo durante o período do Segundo Templo. Esta rota levará os visitantes a mais um nível subterrâneo. Esta rota mostrará diferentes salas e salões que serviam ao povo daquela época, descobertas novas e emocionantes e um primeiro vislumbre de uma nova exposição do Muro das Lamentações.
DIA 7 – 6/11 Segunda – JERUSALÉM
Após café da manhã, partimos para uma visita ao Museu Amigos de Sião. Esse museu traz ao mundo histórias de amor e de heroísmo. Utilizando-se de tecnologia avançada, os fatos são narrados de forma magistral, fazendo com que o visitante se sinta à vontade no tempo. O Museu, com trilha musical original, qualidade sonora inigualável, iluminação e displays interativos, transforma em uma experiência única a visita de audiências vindas de todas as partes do mundo. Os visitantes adentram um mundo totalmente novo, onde se deparam com figuras bíblicas, acadêmicos, homens de negócios e oficiais militares que, com sua fé, criaram um vínculo indissolúvel entre os povos judeu e cristão.
Seguimos para o Monte Sião e visitaremos o Cenáculo, sítio ou local onde ocorreu, de acordo com os cristãos, a Última Ceia e o Pentecostes. Atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa “jantar”.
O Cenáculo reside no andar superior de um edifício no Monte Sião, em Jerusalém, o edifício está agora na Igreja da Dormição, atrás da casa franciscana. O atual quarto tem um estilo gótico particular do século XIV.
A estrutura mais velha, de acordo com as pesquisas arqueológicas, foi uma igreja-sinagoga das primeiras comunidades cristãs de Jerusalém.
Em seguida, partimos para o Cardo, uma rua romana original. As cidades do Antigo Império Romano tinham por tradição decorar as estradas principais com colunas de pedra. Essas ruas eram chamadas de “Cardo” e Jerusalém, como qualquer outra cidade romana, tinha um Cardo próprio. Esta rua antiga se origina no Portão de Damasco, no Norte, correndo para o sul através da Cidade Velha, terminando no Portão de Sião.
Evidências da existência deste antigo Cardo foram encontradas pela primeira vez em um mapa em mosaico de Jerusalém. O mapa foi descoberto no chão de uma igreja bizantina localizada na cidade de Midba, nas montanhas de Moav. Este mapa serviu como uma fonte gráfica antiga para ensinar os habitantes locais sobre Jerusalém.
O lado norte do Cardo, do Portão de Damasco à Rua David, foi construído durante o período romano em Jerusalém. O lado sul, no entanto, foi construído no século VI, durante os tempos do Império Bizantino em Jerusalém, e se estende ao longo do lado oeste do bairro judeu.
O Cardo consistia em uma passagem central ao ar livre para animais e carruagens, bem como calçadas para uso de pedestres de ambos os lados da rua. Algumas lojas originais localizadas nas calçadas também foram encontradas em vários trechos da rua.
Hoje é possível caminhar ao longo do Cardo, assim como os antigos habitantes de Jerusalém faziam no século VI.
Finalizamos no Muro das Lamentações, o local mais sagrado para os judeus em Israel. E em seguida, visitaremos as Escadas do Sul, que era a entrada principal para o Monte do Templo, um lugar que Cristo e seus discípulos costumavam estar e provavelmente o lugar onde ocorreu o Pentecostes, com os diversos micvês utilizados para banhos de purificação.
DIA 8 – 7/11 Terça – JERUSALÉM
Após o café, partimos para a Cidade Velha, vamos caminhar sobre o Monte do Templo, o local onde ficava o Templo de Salomão e hoje possui o Domo da Rocha. É o pedaço de terra mais sagrado e disputado do mundo!
Seguimos para o Poço de Betesda, ao lado da Igreja de Santa Ana.
Visitaremos o Monte das Oliveiras. Faremos a caminhada do Domingo de Ramos até o Jardim do Getsêmani e a Igreja de Todas as Nações. Utilizaremos espaço reservado para reflexões, especialmente para evangélicos.
Agora teremos um momento com todas as Igrejas na Caverna de Zedequias ou Pedreira de Salomão, que fica a 200 metros do Portão de Damasco, abaixo do quarteirão muçulmano. No interior da caverna, às margens da trilha principal, vemos inúmeras câmaras parcialmente exploradas.
Dentro da caverna, existe uma fonte chamada de Fonte das Lágrimas do Rei Zedequias, cujas águas resultam de infiltrações das fontes de Jerusalém. O Ministério de Turismo de Israel desaconselha seu consumo.
A parte da gruta aberta aos turistas tem aproximadamente 230 metros de comprimento por 100 de largura. Com uma altura média de 15 metros, estima-se que seu teto, onde está fundada a Cidade Velha de Jerusalém, tenha por volta de 10 metros de espessura.
A proximidade com a cidade e o Monte do Templo aliada à qualidade excelente das pedras levam a crer que foram usadas para a construção do Templo de Salomão, de Herodes e de outros edifícios da Cidade Velha.
A tradição judaica também afirma ser essa caverna o local onde o rei Zedequias se escondeu e por onde tentou fugir sem sucesso para Jericó.
Os arqueólogos acreditam que o rei Herodes foi o primeiro a usar as pedras dessa caverna.
A caverna é quente e úmida e com goteiras em alguns pontos. Além dos muitos degraus, é uma descida cheia de pedrinhas soltas para quem entra é uma árdua subida na volta.
Nas rochas é possível ver marcas de ferramentas que ali fincaram seu fio há 2400 anos.
Finalizamos na Cidade Velha, fazemos a via Dolorosa, que alguns acreditam ser este o caminho pelo qual Jesus foi conduzido até a crucificação. Possui 14 estações. Começa no palácio de justiça, que era situado onde hoje é a Porta dos Leões, também conhecida como Portão de Santo Estevão, e termina na Colina do Calvário ou Gólgota, mas trocaremos o Santo Sepulcro pelo Garden Tomb, local do Monte da Caveira e do túmulo de Jesus, versão evangélica. Retorno ao hotel. Jantar incluído.
DIA 9 – 8/11 Quarta – JERUSALÉM
Após o café da manhã, partimos para um extraordinário sítio arqueológico nas proximidades dos muros da Cidade Velha, parte externa, a Cidade de Davi. Aqui pode-se contemplar o muro reparado por Neemias, a casa de Ahiel, do período do primeiro templo, a fonte de Gion, o Tanque de Siloé (que nos dias de Jesus era do tamanho de 2 piscinas olímpicas), um túnel canaanita e muito mais.
Depois visitaremos o Museu de Israel, conheceremos a maquete de Jerusalém nos dias de Jesus e os manuscritos do mar Morto.
Finalizamos o dia no Museu do Holocausto (Yad Vashem). Jantar incluído.
DIA 10 – 9/11 Quinta – JERUSALÉM / MADRID
Hoje nos despedimos de Israel. Em horário a ser informado, transfer para o aeroporto de Tel Aviv. Embarque às 16H05. Chega em Madrid às 20h20 e teremos conexão para Guarulhos, embarque 23h55.
DIA 11 – 10/11 – MADRID / GUARULHOS
Chegada no aeroporto de Guarulhos às 6h045. Embarque para destinos internos.
- 1 noite em Tel Aviv, café da manhã e jantar incluído;
- 2 noites em Safed ( Tiberíades) , café da manhã e jantar incluído;
- 5 noites em Jerusalém, café da manhã e jantar incluído;
- Guia falando em português;
- Apoio de representante da agência de turismo brasileira;
- Traslados na chegada e na partida, desde que respeitados os horários dos voos indicados;
- Maleteiros nos hotéis;
- Entradas nos pontos turísticos conforme itinerário;
- Audiofones;
- Ônibus de luxo para transporte terrestre;
- Seguro viagem;
- Gorjetas para Maleteiros, guia e motorista.
Hotéis indicados (ou similares):
- Tel Aviv – Herods Tel Aviv
- Safed – Villa Galilee – Hotel de Charme
- Jerusalém – Inbal
Formas de Pagamento:
O preço da parte terrestre deste pacote, por pessoa acomodada em apartamento duplo, mínimo de 30 pessoas, é o equivalente a USD 2.860,00 dólares americanos, cotação dólar turismo venda, que equivalem, pela cotação do dia 10 fevereiro de 2023, a R$ 15.444,00.
O pagamento será efetuado mediante pix ou boleto, em até 8 parcelas, com vencimento da última parcela no dia 25 de setembro de 2023.
O pagamento pode ser de duas maneiras
- Pagamento de parcelas “em dólar” – Considera-se, como base de cálculo, o valor do pacote em dólar. Divide-se pelo total de parcelas desejadas e o valor da parcela será pago em reais. Multiplica-se a quantidade de dólar da parcela pela cotação dólar turismo venda do dia do pagamento. Essa forma de pagamento não sofre atualização.
- Pagamento de parcelas em reais – Considera-se, como base de cálculo, o valor estimado em reais do dia 10 de fevereiro de 2023 e divide-se pelo número de parcelas desejadas. Neste caso, o valor do pacote em reais será atualizado pela cotação dólar turismo venda do dia 25 de setembro de 2023, da seguinte forma: valor do pacote em dólar multiplicado pela cotação dólar turismo venda do dia 25 de setembro de 2023. A última parcela será ajustada, para mais ou para menos, considerando o valor total do pacote atualizado em reais.
Quem precisar de mais prazo para pagar, pode dividir o saldo devedor devidamente atualizado, em até mais 12 parcelas, no cartão de crédito, desde que passe o cartão até o dia 25 de setembro de 2023.
Neste caso, ao saldo devedor, será acrescida a taxa de juros do cartão (cada cartão tem uma taxa diferente – consulte-nos à época). Essas novas parcelas, devidamente atualizadas pela taxa do cartão de crédito escolhido, serão fixas e não sofrerão reajuste.
REGRAS DE CANCELAMENTO
- Cancelamento por escrito, inclusive por WhatsApp número (61) 98468-1109, até 31 de julho de 2023: devolução integral dos valores pagos, em até dez dias úteis, a contar da data do pedido de cancelamento. Se a forma de pagamento foi de “parcelas em reais”, o valor a ser devolvido será exatamente igual ao efetivamente pago. Se a forma de pagamento foi de parcelas “em dólar”, o valor a ser devolvido em reais será igual ao total pago em dólar multiplicado pela cotação dólar turismo compra da data da devolução.
- Cancelamento por escrito, inclusive por WhatsApp número (61) 98468-1109, de 1 de agosto até 24 de setembro de 2023: será descontada taxa administrativa de 5% sobre o valor pago. A devolução do total das parcelas pagas, deduzida essa taxa de 5%, será efetuada em até dez dias úteis a contar da data do pedido de cancelamento. Se a forma de pagamento foi de “parcelas em reais”, o valor a ser devolvido será exatamente igual ao efetivamente pago, deduzida a taxa de 5%. Se a forma de pagamento foi de parcelas “em dólar”, o valor a ser devolvido em reais será igual ao total pago em dólar multiplicado pela cotação dólar turismo compra da data da devolução, deduzida a taxa de 5%.
- Cancelamento por escrito a partir de 25 de setembro de 2023 – Se não houver substituição por outra pessoa, perda total do valor pago. Caso seja possível a substituição por outra pessoa, a devolução dos valores pagos será integral em até dez dias úteis a contar da data do pedido de cancelamento. Se a forma de pagamento foi de “parcelas em reais”, o valor a ser devolvido será exatamente igual ao efetivamente pago. Se a forma de pagamento foi de parcelas “em dólar”, o valor a ser devolvido em reais será igual ao total pago em dólar multiplicado pela cotação dólar turismo compra da data da devolução.
Aéreo:
- O cancelamento de bilhete aéreo intercontinental segue as regras da Companhia aérea escolhida, sendo regido por normas internacionais e pelo Código Brasileiro de Aeronáutica.
- A ordem das visitas pode ser alterada considerando horários de funcionamento, clima, segurança, feriados.